DogSolution
Image default
DogSolution Vimos e Amamos

Conheça 7 Tipos de Cães de Trabalho e o Que Eles Fazem

Qualquer um que seja apaixonado por ajudar os cães ​​diria que todos são animais de trabalho. Dar a um cão um serviço que ele goste pode ajudar a evitar uma lista quase infinita de possíveis problemas de comportamento (como latidos excessivos, mastigação e escavação inadequadas, problemas de separação e muito mais).

Mas há um grupo de cães de raça pura categorizados como de trabalho devido ao seu desenvolvimento focado na capacidade física e mental de ajudar as pessoas em uma infinidade de tarefas. Além de serem companheiros maravilhosos, esses tipos de cães são inestimáveis ​​assistentes para pessoas em todo o mundo por muitos anos.

Os cães de trabalho têm talentos naturais que são cuidadosamente aperfeiçoados com treinamento intensivo e, assim, podem ajudar os outros.

Tipos de cães de trabalho

1. Cães policiais

Os cães policiais, geralmente chamados de K-9, são treinados especificamente para ajudar a polícia. Eles protegem seus manipuladores e podem perseguir e manter suspeitos de crimes que tentam fugir da polícia. Além disso, em alguns casos, os K-9 podem ser treinados para farejar substâncias ilegais.

Raças populares de cães policiais

  • Malinois belga
  • Pastor-alemão
  • Bloodhound/cão de Santo Humberto
  • Pastor-holandês
  • Labrador retriever

Essas raças são conhecidas por sua incrível capacidade de trabalho, seu desejo de cooperar com seus manipuladores e, em alguns casos, sua tenacidade em combater criminosos.

Alguns cães policiais são de propósito único, ou seja, eles realizam apenas uma tarefa. Outros, de dupla finalidade, o que significa que foram treinados para executar uma variedade de atividades.

2. Cães de detecção

Os cães de detecção têm sentidos excepcionais do olfato. Desse modo, eles são treinados para identificar uma determinada substância ou grupo de substâncias. As mais comuns incluem drogas ilegais, explosivos, sangue, restos humanos e muito mais.

Além disso, alguns cães de detecção aprendem a diagnosticar câncer, certos tipos de insetos (como percevejos) ou até mesmo fezes de animais. As raças usadas frequentemente incluem labradores, golden retrievers, pastores-alemães e malinois.

3. Cães de trabalho militares

Semelhantemente aos cães policiais, os militares ajudam os membros das forças armadas em suas operações.

Esses cães podem ser usados ​​como detectores, rastreadores, sentinelas, escoteiros e para busca e salvamento. Assim sendo, a maioria dos cachorros de trabalho militares é pastor-alemão, pastor-holandês e malinois.

4. Cães de terapia

A terapia assistida por animais envolve o uso de cães de trabalho treinados e certificados como parte do plano terapêutico de um paciente.

Assim, esses animais de terapia oferecem apoio emocional a pessoas doentes ou feridas, muitas vezes visitando hospitais e lares de idosos.

Cães de qualquer raça, tamanho ou idade podem se tornar de terapia, mas precisam do temperamento, da socialização e do treinamento corretos.

5. Cães de busca e resgate

Os cães de busca e resgate têm grande agilidade e sentidos excepcionais de olfato e audição.

Por isso, esses animais, altamente treinados, servem em muitos campos diferentes, incluindo rastreamento, busca especializada, resgate em avalanche e localização de cadáveres.

Assim, as raças de cães de trabalho usadas com frequência nesses casos incluem labradores, golden retrievers, border collies e pastores-alemães.

h3>6. Cães de pastoreio

Cães de pastoreio trabalham com ovelhas e gado. Ele é basicamente nascido para o trabalho, o que significa que é uma raça específica.

No entanto, nem todas as raças de pastoreio são naturalmente pastores experientes. Alguns podem ter suas habilidades aprimoradas com treinamento, enquanto outros são mais adequados para vidas como cães de companhia.

7. Cães de serviço

Você provavelmente já ouviu os termos “cão de serviço” e “de assistência” antes, mas sabe o que eles realmente significam?

De um modo geral, um cão de serviço ou de assistência é um animal de trabalho especialmente treinado para ajudar uma pessoa ou grupo de pessoas com deficiência ou necessidades específicas. Ele é um tipo de cão de trabalho, mas é muito diferente dos já citados.

É importante lembrar que o cão de serviço não deve ser um animal de estimação. Ele é especialmente treinado para ajudar o manipulador com algo diretamente relacionado à sua deficiência. Cães de apoio emocional não são considerados animais de serviço.

Raças de cães comumente usadas incluem labrador retriever, golden retriever, poodle padrão e pastor-alemão.

Outros tipos de cães de serviço

Existem muitos tipos de cães de serviço, e alguns até ajudam em vários propósitos. Mas, para isso, eles passam por rigorosos programas de treinamento antes de poderem se juntar a um manipulador.

Aqui estão apenas alguns tipos de cães de serviço:

  • Cães-guia para cegos;
  • Cães auditivos para surdos ou deficientes auditivos;
  • Cães de assistência de mobilidade para pessoas em cadeiras de rodas ou com limitações de mobilidade;
  • Cães de resposta de apreensão para proteger e ajudar pessoas com distúrbios convulsivos quando ocorre uma convulsão;
  • Cães de assistência ao diabetes para detectar altos e baixos de açúcar no sangue (cães treinados com cheiro);
  • Cães de serviço de saúde mental ou cães de serviço psiquiátrico, treinados para ajudar aqueles com transtornos do pânico, transtornos de ansiedade, depressão, transtornos do espectro do autismo e muito mais.

Na maioria das vezes, os cães de serviço podem ser facilmente identificados, já que muitos usam coletes especiais e prestam muita atenção aos seus manipuladores.

Ao ver um cão na rua, certifique-se de perguntar se o cão é de serviço antes de acariciá-lo. Pois isso é essencial para evitar mordidas.

Animais de serviço não devem ser acariciados, alimentados ou receber atenção durante o trabalho. Então, por favor, seja respeitoso e permita que esses trabalhadores realizem seu trabalho. Eles fazem uma grande diferença na vida das pessoas com deficiência!

Há muitos outros tipos de cães de trabalho lá fora. Não é incrível o que eles podem fazer?

Podem ter interessar

Posso viajar com meu animal de estimação no colo?

DogSolution_001

Você precisa de uma coleira com garras para treinar cães agressivos?

Dog Solution

Tédio e solidão podem entristecer cães em casa. Veja o que fazer pra evitar

Dog Solution