- Os cães de serviço são treinados para realizar tarefas específicas bem como ajudar a tornar a vida diária mais fácil para aqueles que sofrem de uma deficiência.
Embora quase todas as raças possam ser boas para serviço, há algumas em particular mais propensas a isso.
Cães de serviço salvam vidas todos os dias
Assim como os animais de apoio emocional e os de terapia, aqueles destinados a serviço têm um trabalho muito importante a fazer!
Imagine pessoas que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida e não podem agir independentemente em todas as situações, a vida pode ser incrivelmente desafiadora.
Nesse sentido, os cães de serviço não apenas auxiliam nas atividades diárias, mas, também, realizam várias tarefas que podem, inclusive, salvar vidas.
Por exemplo, não ouvir um alarme de incêndio tem potencial para ser fatal àqueles com deficiência auditiva, mas um cão de serviço seria capaz de alertar seu dono sobre isso.
As alergias também podem ser fatais. Muitas pessoas sofrem de doenças alérgicas tão graves que, com apenas um pouco do ingrediente errado, é capaz de serem mandadas às pressas para o hospital.
Ao detectar até mesmo as menores quantidades de alérgenos específicos nos alimentos e, em seguida, alertar seus donos sobre isso, os cães de serviço estão, mais uma vez, salvando vidas.
Traços de bons cães de serviço
A seguir, separamos algumas características que ajudam a reconhecer com mais facilidade aqueles com atributos para serem cães de serviço.
Fácil de treinar e que anseiam aprender
Uma das qualidades mais importantes que um cão de serviço deve ter é estar sempre pronto a um novo aprendizado.
Isso significa que o animal irá desfrutar genuinamente dos vigorosos processos de treinamento envolvidos, estarão focado e interessados.
Grande e resistente
Embora existam muitas raças pequenas que são excelentes cães de serviço, as consideradas ideais tendem a ser um pouco maiores em tamanho. Isso lhes dá a capacidade de realizar mais tarefas, como fornecer assistência de mobilidade.
Cães maiores também são importantes quando se trata de trabalhos policiais e militares, porque, novamente, eles são capazes de usar seu tamanho de forma vantajosa ao realizar tarefas físicas.
Suave, focado e calmo
Um cão hiperativo e facilmente excitável não costuma ser um bom cão de serviço.
Por quê?
Porque um cão de serviço precisa estar calmo o suficiente para não apenas seguir cada comando dado, mas, também, para usar sua própria iniciativa.
Ser facilmente distraído significa que ele não será capaz de fazer suas obrigações corretamente.
Inteligência
Cães de serviço, geralmente, executam tarefas muito complexas e que requerem características de inteligência aguçada consideráveis para a atividade na qual cada cão é destinado.
Gentileza também é um traço importante. Ser muito rude com alguém que tenha uma deficiência, por exemplo, pode ser catastrófico.
Principais considerações ao escolher raças de cães de serviço
Como falado anteriormente, certas raças caninas são mais adequadas a realizar funções de cães de serviço do que outras.
Mas, como existem muitas a serem escolhidas, pode ser uma tarefa assustadora restringir essas raças àquelas que irão trabalhar bem com você e atender às suas necessidades.
Enquanto as 5 raças discutidas acima estão entre as melhores para cães de serviço, há muitas exceções.
Assim, você deve sempre tentar encontrar um cão que seja adequado para fornecer o tipo de serviço que você precisa. Pois é importante ter em mente que diferentes raças caninas se adequam a pessoas diferentes.
Dessa maneira, é uma questão de considerar as necessidades do cão, assim como as suas, ao tomar a decisão por determinada raça de cachorro de serviço.
Artigo baseado de:
https://www.petguide.com/blog/dog/top-10-best-psychiatric-service-dog-breeds/
https://dailyboxer.com/video/service-dogs-does-your-boxer-have-what-it-takes/